AFINAL O QUE É, E COMO FUNCIONA ESSE TAL DE SEGURO INCÊNDIO NO ALUGUEL DE IMÓVEIS?

AFINAL O QUE É, E COMO FUNCIONA ESSE TAL DE SEGURO INCÊNDIO NO ALUGUEL DE IMÓVEIS?

No momento de se alugar um imóvel, diversas são as dúvidas quanto as responsabilidades do Locador e Locatário quanto ao pagamento de despesas, quem deve pagar o que!

Dúvida frequente e corriqueira é sobre a responsabilidade sobre o pagamento do seguro contra incêndio.

Claro, ter um incêndio em nossa residência é a última coisa que queremos ocorra, mas infelizmente acidentes todos nós estamos sujeitos, e olha é muito mais comum do que você possa imaginar.

Mas é preciso ficar atento na hora de escolher a cobertura para melhor atender sua necessidade, sendo importante ter clareza sobre o que o seguro não cobre.

A cobertura contra incêndio é básica, portanto, é obrigatória em qualquer seguro residencial contratado.

MAS ME CONTA UMA COISA, COMO FUNCIONA O SEGURO CONTRA INCÊNDIO EM IMÓVEIS ALUGADOS

Todos os seguros residenciais contem a cobertura básica contra incêndio, seja seguro para casa ou apartamento.

Tratando-se de apartamentos, é o condomínio que tem a obrigação de contratar um seguro condominial o qual conterá cobertura para caso de incêndio, porém o seguro contratado pelo condomínio é somente das áreas comuns do empreendimento, como hall de escada, garagens, áreas de lazer, e outros ambientes compartilhados entre todos no prédio.

Assim visando segurança e proteção para área privativa (área interna) do apartamento é necessário a contratação de um seguro residencial com cobertura para esta área.

Em caso de destruição total ou parcial causada por incêndio no condomínio e não provocado por um determinado imóvel, o seguro condominial englobará imóveis particulares, tendo cobertura para os apartamentos.

Ressalta-se que, o seguro condominial não cobre fogo causado por problema na rede elétrica dos apartamentos, mas cobre se o fogo ocorrer na rede elétrica do condomínio.

Existe muita confusão quanto ao seguro contra incêndio, pois muitas pessoas entendem que há duplicidade no pagamento deste seguro, solicitando isenção de um.

Essa alegada duplicidade não existe, pois o seguro contra incêndio do apartamento locado nada tem a ver com o seguro contra incêndio do condomínio.

Tratam-se de dois seguros diferentes, portanto, duas cobranças separadas, uma obrigatória (condomínio) e outra opcional (residencial).

MAS ME EXPLICA UMA COISA, QUEM DEVE PAGAR? LOCADOR OU LOCATÁRIO?

 A maioria das pessoas que alugam imóveis não considera a possibilidade do imóvel locado ser atingido por um incêndio, isso é uma falha grave, pois a Lei 8245/91 estipula a obrigatoriedade do mesmo, evitando-se aborrecimentos futuros.

Mas se o incêndio acontecer, de quem será a responsabilidade: do locador ou do locatário?

Ler um contrato de locação é cansativo, porém fundamental, principalmente para conhecer bem as cláusulas sobre seguros.

A lei sobre locações de imóveis urbanos, conhecida como “Lei do Inquilinato”, traz que é responsabilidade do proprietário do imóvel o pagamento de seguro complementar contra fogo, salvo disposição expressa em contrário no contrato, mas essa obrigação pode e é repassada ao locatário, assim como o pagamento de IPTU, condomínio, onde todos são de obrigatoriedade do titular da propriedade, mas porém são terceirizados ao locatário do imóvel, com previsão legal pertinente.

Neste caso, o locatário pode pesquisar preços para escolher a seguradora que melhor lhe servir, é um direito seu, mas as base de cálculos devem seguir os valores pré-definidos afim de não haver divergência ou dúvidas quanto ao cálculo.

Aqui na Legalize Imobiliária, afim de proporcionar mais conforto e praticidade ao locatário, temos uma parceria com a Tokio Marine seguradora, onde temos o orçamento na ponta, para encaminhar ao locatário, e ele ainda conosco ele pode dividir em até 12 vezes sem juros, uma comodidade, mas caso o mesmo tenha interesse em fazer com seu corretor de confiança, ele tem total liberdade para tal, devendo apenas apresentar a nossa empresa a apólice + comprovante de pagamento integral do prêmio de seguro.

Portanto, tanto o seguro residencial quanto o condominial pode legalmente cobrado do locatário enquanto residir no imóvel.

 QUANTO CUSTA UM SEGURO CONTRA INCÊNDIO

  Atualmente, encontrar um imóvel para alugar que seja financeiramente atrativo, é cada dia mais difícil.

Além do valor do aluguel em si, o locatário ainda terá que pagar por outras despesas, dentre elas, geralmente, o seguro contra incêndio.

As maioria das pessoas está mais familiarizadas com os preços dos seguros de automóveis, assim acreditando que um seguro residencial segue a mesma média de preços.

Mas aí existe um equívoco!

Um seguro residencial pode sair bem em conta, pois o preço irá variar de acordo com o tamanho das coberturas contratadas, sendo no geral bastante acessível.

Há cobertura apenas para o apartamento, a qual não inclui o que esta dentro do imóvel, sendo possível contratar outras que abrangem móveis e pertences, mas o que neste caso de locação é levado em consideração para contratação de locação, é o seguro contra incêndio, o de condomínio fica a cargo da administração.

COMO FAÇO UM SEGURO CONTRA INCÊNDIO

Para contratar uma cobertura que inclui incêndio, é preciso fazer um seguro residencial.

Mas você tem muitos benefícios também com a contratação de seguro de incêndio, não somente a cobertura, mas por exemplo chaveiro, encanador, vidraceiros, e outros que você pode conferir com nosso time aqui na Legalize Imobiliária.

Portanto, o seguro contra incêndio é responsabilidade do proprietário do imóvel sim, mas legalmente transfere essa responsabilidade para locatário, o que de costume no mercado imobiliário.

Se ficou alguma dúvida, mande uma mensagem ao Sucesso do Cliente pelo whatsapp 31 9-9989 8600 que iremos responder em breve!

Agora que você já sabe tudo sobre o Seguro contra Incêndio, que tal encontrar seu novo lar com nossa ajuda?

Vamos alugar, clique no link http://bit.ly/alugu e escolha seu novo lar, sem fiador, e tudo on line!!!! Facilidade e comodidade a seu favor!

Fale agora com a gente (31) 3881-8601 ou receba o contato de um corretor rapidamente.

Campos marcados com * são requeridos

O que você deseja? *
COMPRARALUGAR

Como prefere ser retornado? *
TelefoneE-mailWhatsapp