Posso transferir meu financiamento para outro imóvel? Saiba mais!

27 de outubro de 2022

O financiamento imobiliário é algo muito comum na vida dos brasileiros. A intenção é cumprir o compromisso durante anos e efetuar o pagamento de todas as parcelas. Porém, às vezes é preciso se mudar para outra cidade ou comprar um imóvel maior, fazendo com que a procura de um novo lugar seja necessária. Então surge a dúvida “posso transferir meu financiamento para outro imóvel?”.

Sabemos que enquanto o financiamento está ativo não somos donos do imóvel, mas sim compradores. Por isso, qualquer alteração no contrato, venda ou transferência, deve ser comunicada e aprovada pelo banco, dificultando certos processos. No texto, vamos tirar as principais dúvidas sobre transferência de imóvel financiado. Continue lendo para saber mais!


É possível transferir o financiamento de um imóvel para outro imóvel?

Você provavelmente está se perguntando “mas afinal, posso transferir meu financiamento para outro imóvel?”. A resposta para essa pergunta é: de certa forma, sim. Não existe nenhum procedimento feito exatamente para transferir o financiamento de um imóvel para outro, entretanto, existem duas formas de garantir o financiamento de um novo imóvel que falaremos a seguir.


Venda do imóvel financiado à vista

Uma das formas de garantir o financiamento de um novo imóvel é quitar as parcelas em aberto do imóvel financiado. Para isso, você deve colocar seu imóvel à venda e encontrar um comprador. Depois, entrar em contato com o banco credor e solicitar um boleto com o valor total pendente do financiamento. Após o pagamento do boleto, o banco fornecerá uma carta onde consta que o imóvel está quitado.

Então, basta comparecer no Registro de Imóveis do seu imóvel e registrar a quitação para dar baixa na alienação fiduciária — o imóvel era uma garantia de pagamento para o banco. Finalmente, poderá ser feita a transferência ao comprador e você poderá realizar um novo financiamento do imóvel que gostaria.


Transferir financiamento para outra pessoa

Para transferir o financiamento para uma outra pessoa é necessário que o banco aprove o processo. O comprador precisa passar por análise de crédito do banco, como avaliação de renda, históricos e restrições no nome. Se for aprovado, o comprador deverá assinar um novo contrato com os valores e descontos atualizados.

É importante continuar com a venda apenas se o banco fizer a aprovação, caso contrário, em uma inadimplência do novo comprador do imóvel você se tornará responsável pela dívida. Após a transferência, você poderá solicitar um novo financiamento em outro imóvel de sua escolha.

É possível transferir um financiamento para outro banco?

Sim, é possível! A portabilidade de financiamento imobiliário é a transferência de uma dívida de um banco para outro. Geralmente, isso acontece após uma outra instituição oferecer melhores taxas de juros do que as que estão sendo pagas. Para realizar uma portabilidade de financiamento imobiliário:

  • Faça simulações em outras instituições para encontrar as melhores taxas de juros e condições de pagamentos do financiamento;

  • Entre em contato com a nova instituição financeira e solicite uma proposta;

  • Caso aceite a proposta, entre em contato com o antigo banco e solicite a portabilidade de financiamento imobiliário;

  • É provável que o banco faça uma contra proposta. Aguarde e veja se faz sentido para você;

  • Se recusar a contra proposta, o novo banco será o responsável pelo pagamento da dívida com a outra instituição e redigirá um novo contrato.

Agora que sua dúvida sobre transferir o financiamento para outro imóvel foi esclarecida, é hora de procurar uma imobiliária de confiança para garantir a compra do seu novo imóvel.

Aqui na Legalize você encontra qualidade e segurança em todos os processos da sua compra, além de um atendimento com especialistas que vão tirar todas as suas dúvidas!

Procurando um imóvel para comprar? Conheça todas as nossas opções disponíveis aqui na Legalize Imobiliária!